Image Map

Dia da Aviação - 23 de outubro

Há cento e seis anos atrás um brasileiro desafiou a lei da gravidade e, pilotando o 14 Bis alçou voo na capital francesa. 



Alberto Santos Dumont em 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, fez o teste que todos esperavam: uma multidão de jornalistas, cientistas e curiosos acompanhavam este primeiro voo. E o 14 Bis - branco e gracioso - alçava seu voo como uma garça de terras brasileiras!



Alberto Santos Dumont foi o primeiro grande herói brasileiro de projeção internacional. Mas Santos-Dumont não se limitou a inventar engenhos aeronáuticos. Entre vários aparelhos, idealizou um arpão salva-vidas, que lançava bóias de borracha, para salvar vítimas em casos de afogamento. Criou um pequeno motor, para ser colocado nas costas do alpinista, como mochila, para facilitar a escalada de montanhas de neve. 

E até lançou moda quando encomendou à Maison Cartier, famosa relojoaria de Paris, um esportivo relógio de pulso que, ao ser usado pelo inventor, foi visto, imitado e, com o tempo, substituiu o chamado relógio de algibeira, que ficava guardado no bolso. Por essa divulgação, surgiu uma versão de ter sido ele o inventor do relógio de pulso.

Em 2006, manifestações cívicas e fraternas espalham-se pelo Brasil e pela França, para comemorar o Centenário do primeiro vôo do 14-Bis. Foi um  momento histórico homenagear ao marechal-do-ar Alberto Santos-Dumont, inventor do avião e patrono da aeronáutica brasileira.

São histórias de homens como ele que faz com que sintamos orgulho de ser brasileiros e que nos leva a agradecer Alberto Santos-Dumont, pelo muito de alegria que continua proporcionando a todos nós.





0

0 comentários:

Querido visitante, seja bem-vindo e fique à vontade para copiar as sugestões para usá-los no seu trabalho ou no seu blog, mas não esqueça a citação, registre de onde tirou. Quanto às imagens, se alguma delas aqui postada tiver assinatura, mantenha o crédito. Aos autores: caso tenhamos tirado algo da internet e não aparecia autoria na fonte de onde tiramos, podem se colocar para que isto seja reparado e o crédito devido lhe seja dado. “Colcha de Saberes”

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...