Image Map

Livro: Alfabetizar as Crianças na Idade Certa com Paulo Freire e Emília Ferreiro - Práticas

Olá, queridos e queridas do blog!

Como disse na postagem do dia 26/01/2015, estou fazendo uma série de três postagens (esta é a terceira) relatando um pouco desta pesquisa sobre um novo método de alfabetização que tem sido usado nas escolas do município de Presidente Prudente. 
A pesquisadora que conduz este trabalho é a Dra. Onaides Swartz que, junto com o pesquisador Olympio Correa Mendonça, que também é autor de pesquisas na área de alfabetização e sociolinguística estão lançando juntos o livro "Alfabetizar as Crianças na idade Certa com Paulo Freire e Emília Ferreiro - Práticas"

Fiz a encomenda do meu livro pela Livraria Cultura. Olhe o link do site da Livraria Cultura abaixo:

http://www.livrariacultura.com.br/busca?N=0&Ntt=ALFABETIZAR+AS+CRIAN%C3%87AS+NA+IDADE+CERTA

Fiz a encomenda do livro complementar a este - Alfabetização Método Sociolinguístico: Consciência social, silábica e alfabética em Paulo Freire", dos mesmos autores - discutindo um pouco mais a parte teórica no site do Extra. Olhe o link do site do Extra abaixo: 

http://www.extra.com.br/livros/LinguisticaOratoria/Linguistica/Livro-Alfabetizacao-Metodo-Sociolinguistico-Consciencia-SocialSilabica-e-Alfabetica-em-Paulo-Freire-Onaide-Schwartz-MendoncaOlympio-Correa-Mendonca-118242.html

Vamos conferir o livro lançado?


ALFABETIZAR AS CRIANÇAS NA IDADE CERTA
09 de outubro de 20130

A sugestão de hoje trata de um assunto muito importante, no qual os pais (ou responsáveis pela educação das crianças) devem ficar bem atentos: a alfabetização na idade adequada.
Paulus Editora e os autores ONAIDE SCHWARTZ MENDONÇA e OLYMPIO CORREA MENDONÇA, para colaborar com o Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e apoiar os professores na sala de aula, lançam o livro “ALFABETIZAR AS CRIANÇAS NA IDADE CERTA COM PAULO FREIRE E EMILIA FERREIRO: PRÁTICAS”. Nesta obra, divulgam práticas comprovadamente eficazes para a alfabetização de crianças das camadas populares.
De acordo com os autores, alfabetizar com Paulo Freire e Emilia Ferreiro constitui um caminho seguro e eficiente para a alfabetização lúdica, reflexiva, conscientizadora, rumo à formação do leitor autônomo e crítico capaz de construir uma sociedade mais justa.
Para Onaide, o fracasso atual da alfabetização é resultado de décadas da divulgação de interpretações equivocadas sobre teorias de aprendizagem. “Ocorre que envolvidos com educação, sem experiência de sala de aula, ou pessoas que só conheceram as cartilhas tradicionais, ao conhecerem novas teorias abandonaram/proibiram o ensino de conhecimentos específicos (letra, sílabas, palavras, formação de frases) e todo tipo de metodologia”, completa.
Com isso, os autores, em 2007, publicaram o livro “Alfabetização – Método Sociolinguístico: Consciência Social, Silábica e Alfabética em Paulo Freire”, pela Editora Cortez, hoje em sua 3ª edição, contendo exemplos práticos e concepções de  proposta de alfabetização fundamentadas na linguística, sociolinguística e na psicolinguística.
A obra foi escrita para tentar ajudar alfabetizadores, coordenadores pedagógicos e pais que queiram aprender a alfabetizar. Contém diversidade de gêneros textuais, o que colabora no desenvolvimento do letramento, mostrando a função social da leitura e da escrita. Os textos são adequados à discussão do tema em foco e ao conteúdo de língua que estiver sendo trabalhado. São propostas centenas de atividades práticas que, se desenvolvidas, ajudam a ensinar as dificuldades da língua portuguesa.
“ALFABETIZAR AS CRIANÇAS NA IDADE CERTA COM PAULO FREIRE E EMILIA FERREIRO: PRÁTICAS”, de ONAIDE SCHWARTZ MENDONÇA e OLYMPIO CORREA MENDONÇAColeção “Apoio Pedagógico”Editora Paulus, 272 páginas.




0

0 comentários:

Querido visitante, seja bem-vindo e fique à vontade para copiar as sugestões para usá-los no seu trabalho ou no seu blog, mas não esqueça a citação, registre de onde tirou. Quanto às imagens, se alguma delas aqui postada tiver assinatura, mantenha o crédito. Aos autores: caso tenhamos tirado algo da internet e não aparecia autoria na fonte de onde tiramos, podem se colocar para que isto seja reparado e o crédito devido lhe seja dado. “Colcha de Saberes”

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...