Image Map

Método de Alfabetização Sociolinguístico - Pesquisadora Onaide Swartz

Olá, queridos e queridas do blog,

Andei vendo e estou procurando conhecer mais sobre o assunto, mas já desejo compartilhar as primeiras informações... Um município de São Paulo - Presidente Prudente - tem adotado em suas escolas, na área de alfabetização, um novo método de alfabetização desenvolvido pela professora pesquisadora da UNESP Onaide Shwartz. Segue abaixo uma breve apresentação deste trabalho citado no site Revista Educação UOL, seguido de um vídeo com um pouco mais de detalhes.

Farei mais duas postagens ainda sobre este assunto. A próxima postagem será uma ENTREVISTA COM A DRA ONAIDE SWARTZ. E a última da série de três postagens sobre o assunto será uma matéria citando um dos livros sobre este método ALFABETIZAR AS CRIANÇAS NA IDADE CERTA COM PAULO FREIRE E EMÍLIA FERREIRO: PRÁTICAS.

Vamos conferir a primeira postagem sobre o assunto?

Abraços e bênçãos,


Ana Larrubia


Alfabetizadora social

Fevereiro/2014
Pesquisa hoje | Edição 202


Professora cria método de alfabetização de crianças que, ao enfatizar a oralidade, o diálogo e a linguística, conseguiu elevar as taxas das escolas municipais de Presidente Prudente

Marta Avancini




         Problemas nos materiais de alfabetização levaram Onaide a pensar em um método novo

A combinação de princípios teóricos da linguística e da psicolinguística, tomando como ponto de partida as ideias e propostas de Paulo Freire, é o fundamento de um método de alfabetização desenvolvido na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Presidente Prudente. Desenvolvido pela professora e pesquisadora Onaide Schwartz Mendonça, a proposta denominada de Método Sociolínguistico foi adotada em escolas municipais de Presidente Prudente, com bons resultados: pesquisa realizada com 3,4 mil crianças do 1º e do 2º ano em 2011 e 2012 mostrou que, ao final de um ano letivo, 72,6% dos alunos estavam alfabetizados, proporção que sobe para 87,8% no 2º ano.
“Dei este nome ao método porque ele contempla a dimensão social ao enfatizar a oralidade, o diálogo em sala de aula, e a linguística, ao ensinar os conteúdos necessários para qualquer indivíduo aprender a ler e escrever com competência”, detalha Onaide, que é coordenadora do curso de pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Unesp em Prudente.

http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/202/alfabetizadora-social-304796-1.asp



0

0 comentários:

Querido visitante, seja bem-vindo e fique à vontade para copiar as sugestões para usá-los no seu trabalho ou no seu blog, mas não esqueça a citação, registre de onde tirou. Quanto às imagens, se alguma delas aqui postada tiver assinatura, mantenha o crédito. Aos autores: caso tenhamos tirado algo da internet e não aparecia autoria na fonte de onde tiramos, podem se colocar para que isto seja reparado e o crédito devido lhe seja dado. “Colcha de Saberes”

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...